top of page

"Transformar ciência em prática, conhecimento em cuidado e experiências em inspiração."

Toda jornada sempre começa com uma pergunta. A minha surgiu da curiosidade em entender a vida em sua essência biológica, o que me levou à minha primeira graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Mas logo percebi que queria ir além: já não me bastava estudar a vida, mas também queria cuidar dela. Foi assim que comecei a minha trajetória na Medicina, também na Unimontes.

 

Na graduação, descobri uma vocação que unia ciência e humanidade. O curioso fato de que sempre gostei de física, especialmente eletricidade e mecânica, contribuiu para o despertar da minha paixão pelo coração humano, o que me guiou até a minha especialização em Cardiologia na Santa Casa de Montes Claros. Lá, vivi a intensidade dos plantões, os desafios da tomada de decisão e, sobretudo, a força da empatia diante da fragilidade do corpo e da mente humana. Ali, aprendi que “cada batimento” do coração conta uma história, e isso ensina que cuidar vai muito além de apenas fazer um diagnóstico.

A curiosidade, que muitos chamam de inquietação científica, nunca me deixou parar. Trilhei os caminhos do mestrado e hoje sigo no doutorado em Ciências da Saúde pela Unimontes, como orientando e pesquisador do Laboratório de Ciências Cardiovasculares. A cada estudo que participo ou conduzo, reafirma em mim a importância de que gerar conhecimento não se restringe apenas nas páginas de um artigo, mas na transformação da prática capaz de salvar e melhorar vidas.

 

Minha atuação na linha de frente também moldou minha visão de mundo. No SAMU Macro Norte, como médico regulador e intervencionista, aprendi o valor que tem cada segundo em uma emergência, ou mesmo de uma chamada telefônica. Cada ligação, cada atendimento, cada decisão rápida carrega a imensidão da responsabilidade de um destino, de uma vida. Foi justamente ali que também descobri outra missão: ensinar. Hoje, como instrutor do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, tenho o privilégio de preparar equipes que levam segurança e cuidado a milhares de pessoas no Norte de Minas Gerais. Sinto que faço parte de cada equipe, Alpha e Bravo, do SAMU. Isso é uma honra tão imensa que não consigo descrever.

 

Na docência, encontrei a chance de multiplicar ainda mais o que aprendi. Como professor do curso de Medicina, leciono Anatomia Humana, Inovação e Tecnologia em Saúde e Simulação Clínica em Urgência e Emergência. Além de orientar a iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (TCC), incentivando novos olhares e projetos que desafiem a percepção comum e preparam o aluno a jornada que vem à seguir.

O que consegui perceber ao longo da minha caminhada, é que minha missão está muito além de cuidar dos meus pacientes: é transformar conhecimento em cuidado, ciência em prática e experiência em inspiração. Porque acredito que a medicina só tem sentido quando é compartilhada: seja no contato humano de um atendimento, no rigor de uma pesquisa ou no entusiasmo na sala de aula.

 

Essa foi a caminhada que eu acredito que Deus preparou para mim, onde a essência da minha trajetória está em: unir ciência, prática e ensino para construir uma medicina mais humana, inovadora e transformadora. E esse é apenas o começo.

DR. WILLE DINGSOR • COPYRIGHT © 2026 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
bottom of page